O CRTR 16ª Região
O Conselho Regional de Técnicos em Radiologia da 16ª Região é uma entidade de direito público, do tipo autarquia federal. Sediado na cidade de Natal/RN, foi criado pela resolução CONTER n° 20, de 28 de setembro de 2001, e é disciplinado pela Lei n° 7.394/85, regulamentado pelo Decreto n° 92.790/86.
O Conselho tem como finalidade essencial a fiscalização do exercício da profissão, com atuação nos estados do Rio Grande do Norte e da Paraíba, com o objetivo de zelar pela integridade e pela disciplina da profissão das técnicas radiológicas, disciplinando e fiscalizando, não só sob o aspecto normativo, mas também punitivo, o exercício da profissão, zelando, sobretudo, pela ética no exercício desta, defendendo a sociedade e, coibindo assim, o exercício ilegal da profissão.
Além da finalidade essencial, o CRTR da 16ª Região visa por meio de medidas extrajudiciais e judiciais o efetivo cumprimento dos direitos dos Auxiliares, Técnicos e Tecnólogos em Radiologia. O Conselho possui regimento interno aprovado pela resolução CONTER n° 25/2001, o qual define toda a estrutura jurídica, organizacional e bem como informa as competências do CRTR da 16ª Região.
A missão do CRTR da 16ª Região é atuar no exercício da profissão de auxiliar, técnico e tecnólogo em radiologia, por meio da fiscalização, orientação, educação, normatização, formação e valorização dos profissionais das técnicas radiológicas dos Estados do Rio Grande do Norte e da Paraíba, tendo como finalidade primordial a defesa da sociedade.
Garantir à sociedade que os profissionais que estejam desenvolvendo as técnicas radiológicas e prestando os serviços, sejam efetivamente profissionais qualificados e habilitados para esse ofício, propiciando um ambiente seguro para todos.
Destacar a importância dos auxiliares, técnicos e tecnólogos em radiologia, na prestação dos serviços à saúde, indústria e outras áreas.
Garantir aos auxiliares, técnicos e tecnólogos em radiologia a tutela dos seus direitos, implicando assim no reconhecimento destes profissionais nos Estados do Rio Grande do Norte e da Paraíba.
Reconhecimento dos órgãos e instituições que atuam na defesa do interesse público e da coletividade, das instituições de ensino, dos próprios profissionais e pela sociedade, de que esta Autarquia Federal é uma referência na prestação de serviço ao público.
Transparência, Valorização profissional, Busca pela excelência, Credibilidade, Ética profissional, Respeito.