Notícias

Conselho Regional de Técnicos em Radiologia da 16ª Região fiscalizou mais de 140 estabelecimentos em 2021

 

Apesar das dificuldades impostas pela pandemia, o Conselho Regional de Técnicos em Radiologia da 16ª Região seguiu fiscalizando o exercício das técnicas radiológicas em estabelecimentos públicos e privados do Rio Grande do Norte e da Paraíba. Para garantir mais segurança e a continuidade dos trabalhos mesmo nos períodos de pico da Covid-19, o CRTR16 adotou o sistema remoto de fiscalização.

 

Ao longo de 2021, 145 estabelecimentos foram fiscalizados, abrangendo um total de 77 municípios e 804 profissionais. Além disso, o Conselho também realizou visitas in loco para averiguar cinco denúncias recebidas, das quais duas foram no município de Mossoró, duas em Natal e uma em Macau.

 

“Em qualquer área profissional, estar devidamente registrado no seu conselho garante confiança e credibilidade tanto para a sociedade como para o profissional. Nosso objetivo não é meramente punir o exercício irregular da profissão, mas, sobretudo, orientar os profissionais sobre o exercício do seu ofício, zelando sempre pela ética em todas as áreas de atuação.”, afirmou a agente fiscal do CRTR16, Jaqueline Mesquita.

 

Já em 2022, com a significativa diminuição de casos de Covid-19, o Conselho retomou as fiscalizações in loco. A meta é fiscalizar 227 estabelecimentos, 56% a mais do que o ano anterior, em 81 municípios. Para garantir que as fiscalizações possam averiguar a situação real dos locais, as informações acerca das cidades e roteiros a serem cumpridos são de caráter sigiloso.

 

“É importante destacar que as fiscalizações favorecem não só a população que utiliza os serviços radiológicos, mas também os próprios profissionais, que ficam protegidos da concorrência desleal de pessoas não habilitadas para exercer a profissão. Além disso, foram verificadas as condições de trabalho dos técnicos, tecnólogos e auxiliares em radiologia, para que esses profissionais possam atuar com segurança, sem serem expostos à riscos desnecessários.”, explicou o agente fiscal do CRTR16, Allyn Dias.

 

Durante o ano de 2021, passaram por fiscalizações os seguintes municípios:

- Paraíba:

João Pessoa, Cabedelo, Santa Rita, Bayeux, Sapé, Mamamguape, Itabaiana, Pedras de Fogo, Itapororoca, Sousa, São João Rio do Peixe, Conceição, Cajazeiras, Bonito de Santa Fé, Itaporanga, São Bento, Paulista, Pombal, Campina Grande, Catolé do Rocha, Belém do Brejo do Cruz, Jericó, Solânea, Guarabira, Monteiro, Boqueirão, Cuité, Coremas, Remígio, Lagoa de Dentro, Dona Inês, Sumé, Serraria, Areia, Queimadas, Serra Branca, Brejo do Cruz, Picuí.

- Rio Grande do Norte:

Natal, Mossoró, Areia Branca, Apodi, Angicos, Assú, Alto do Rodrigues, Pendências, Equador, Jucurutu, Santana do Matos, Alexandria, Frutuoso Gomes, Antônio Martins, Patu, São Miguel, Pau dos Ferros, São José de Mipibu, Goianinha, Canguaretama, Nova Cruz, Passa e Fica, Santo Antônio, Parnamirim, Macaíba, Sã Gonçalo do Amarante, Ceará-Mirim, João Câmara, Extremoz, Tangará, Santa Cruz, Lagoa Nova, Currais Novos, Acari, Parelhas, Jardim do Seridó, Caicó, Touros.

Horário de funcionamento:
De segunda a sexta-feira,
das 8h às 17h

Rua José Freire de Souza, 10
Cep: 59.075-140, Lagoa Nova
Natal/RN
(84) 3206-5161 / 3206-3629
contato@crtr16.com.br
www.crtr16.com.br


Área restrita